Prosperar

Oferece oportunidade para alunos(as) em situação de vulnerabilidade social cursarem alguns cursos em universidade privada.

Sobre

O Prosperar é um programa que oferece oportunidade e acesso universitário de excelência para jovens de baixo poder socioeconômico que não teriam condição de estudar sem a parceria e o apoio financeiro do GPA e da Universidade.

Idealizado pela Fundação Grupo Casino na França, o Programa, foi implementado e viabilizado pelo Instituto GPA, no Brasil em 2014, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Os participantes do programa podem ser beneficiados com bolsas-auxílio, para cobrir custos com material didático, refeições, transporte e moradia, apoiando em sua formação. Além da própria bolsa de estudos da mensalidade escolar.

Importante: para concorrer às bolsas na FGV, os(as) candidatos(as) já́ devem ter sido aprovados(as) pelo vestibular ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um dos cursos mencionados. Depois, passam por uma avaliação nossa, com entrevista individual e comprovação de requisitos para garantia da vaga.

Para saber mais sobre bolsa de estudos pela FGV, acesse: https://eaesp.fgv.br/bolsa-estudo

Cursinho FGV

Nós subsidiamos, ainda, uma turma do cursinho preparatório para o vestibular da FGV com 30 alunos(as) por ano.

Esse cursinho popular é gratuito e voltado para alunos de baixa renda, com o objetivo de preparar os(as) alunos(as) para o ENEM e para o vestibular de Direito na FGV, aumentando, desse modo, a chance de entrada no ensino superior.

O processo seletivo ocorre no segundo semestre do ano e possui 4 fases. Para saber como participar e ter mais informações sobre o cursinho, acesse o site: http://www.cursinhofgv.com/

Impacto (Números em 2020)

  • 43 alunos(as) com bolsa-auxílio na FGV e 30 no Cursinho Popular;
  • 10 novos(as) bolsistas selecionados(as), sendo 50% mulheres e 50% negros(as).

Depoimentos

"O GPA foi fundamental para eu conseguir me manter na GV e conseguir garantir estar ali (FGV). Eu tenho uma amiga que tem uma música que fala: “eu quero viver e, não só, sobreviver”, sabe?! E eu acho que é isso, não se trata mais de eu sobreviver, se trata de eu ter as possibilidades de viver! Viver o mundo para além da remuneração alta, para além dessas coisas... Só de entender que eu posso ter uma vida saudável, fazer as coisas que quero e posso, quando eu puder e quiser fazer."

Fabiana Maria Valério Aluna do Curso de Administração Empresas na FGV e beneficiária no Prosperar

"Eu comecei o Programa em 2017 e, de lá para cá, muito coisa mudou sempre! Então, eu consegui fazer dois intercâmbios de curta duração, pela FGV. Eu fiz um na África da Sul, que era um sonho da vida visitar a África do Sul e foi um grande marco. Eu fui para uma faculdade onde aconteceu boa parte da história do Apartheid, então, quando eu estava lá foi uma coisa muito profunda. Depois eu fiz o programa de verão na Babson College, em Boston. E só aí, já são duas coisas que eu não poderia fazer se não tivesse passado pelo FGV. E depois eu fui aprovado em um Mestrado na França. Então assim, acho que o programa foi uma porta para um caminho enorme que tinha várias portas menores, assim, que se eu não passasse pela primeira, não iam chegar até mim. "

Maycon Silva Ex-aluno do Curso de Administração Empresas na FGV e beneficiário no Prosperar

"Os meus pais, eles não conseguiram cursar a faculdade, né?! E na época que eu estava prestando vestibular, o meu pai estava desempregado e a minha mãe, era projetista de eletrônica. Então eles não tinham condições de pagar uma faculdade mesmo. O que a gente fez foi procurar cursinhos populares, onde eu pudesse ter acesso à educação, né, para prestar o ProUni ou ENEM e, aí, conseguir uma faculdade. Mas acabou que no meio disso tudo, apareceu o cursinho da FGV, que é um cursinho que os próprios alunos da FGV são os professores. E aí, eu entrei nesse cursinho já no meio de 2015, sendo que, eu ia prestar o vestibular já no final de 2016. Mas até então eu nem sonhava com a FGV, por que eu sabia que era sonhar muito alto, E aí, para a minha surpresa no final do ano eu prestei o vestibular, na época, eu também fazia parte da Etec Guaraci Silveira, eu fazia técnico de administração lá junto com o ensino médio e aí eu passei no vestibular no final do ano e fiquei muito feliz de ter passado em administração de empresas, mas eu ainda precisava de uma bolsa. Foi aí que eu conheci o Prosperar, através do cursinho FGV "

Geane Souza Ex-aluna do Cursinho da FGV e ex-aluna do Curso de Administração Empresas na FGV e beneficiário no Prosperar