Programa de Música e Orquestra

Ensino gratuito de instrumentos musicais para crianças e jovens de 10 a 18 anos sem experiência ou conhecimento musical em Osasco.

Agenda

Sobre

Desde 1999, quando o Programa foi criado, queremos “despertar vocações, estimular talentos”. Ele é dividido em dois pilares: Curso de Música e Orquestra Instituto GPA.

A partir de 2013, conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei no 8313/1991), permitindo que empresas e pessoas físicas doem parte de seu Imposto de Renda para a iniciativa.

Curso de música

O Curso de Música oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais para alunos(as) sem experiência musical prévia por meio do Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas.

Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas

Ensina os(as) alunos(as), jovens de 10 a 18 anos, a tocar violino, viola, contrabaixo e violoncelo já em formato de orquestra desde a primeira aula. Não há necessidade de conhecimento prévio e estudo individual. A prática é sempre em grupo com objetivo de despertar valores como respeito, trabalho em equipe, disciplina, concentração e raciocínio lógico.

Orquestra Instituto GPA

Os jovens que se destacam no Curso de Música são convidados(as) para compor a Orquestra Instituto GPA, que realiza diversas apresentações gratuitas e abertas ao público.

Os(as) alunos(as) permanecem nela até completarem 21 anos, aprendendo e se especializando com o maestro Daniel Misiuk e a professora e diretora artística Renata Jaffé.

A Orquestra Instituto GPA já realizou mais de mil apresentações pelo Brasil e em países como Argentina, Itália, França e Estados Unidos, com um público superior a 477 mil pessoas.

Ela já contribuiu para o despertar da vocação musical de mais de 15 mil jovens talentos, com idade entre 10 e 21 anos.

Formação de Plateia

Além de apresentações em Teatros e Festivais, a Orquestra Instituto GPA faz apresentações em escolas públicas de ensino fundamental e/ou médio. Os encontros são didáticos e contam com explicações sobre a formação da Orquestra, os próprios instrumentos e o que é a música erudita e a popular.

Tudo isso em busca de aproximar as crianças, os adolescentes e seus professores do universo da música erudita e instrumental e oportunizar o acesso a uma orquestra.

Concertos Online

IMPACTO Números 2020

  • o Programa de Música abriu inscrições para 85 novos(as) participantes; 
  • Ao todo, 393 alunos(as) foram beneficiados(as) 
  • 2 apresentações presenciais
  • 18 apresentações online

Depoimentos

"Na pandemia, a princípio, os ensaios online exigiram muito de todos nós. Desde as pessoas na administração - que fizeram de tudo para conseguir organizar um novo cronograma da orquestra, além de achar uma plataforma online para conseguirmos realizar nossos ensaios semanais - até os integrantes da orquestra, em que boa parte dos instrumentistas tiveram que lidar com as ausências dos ensaios coletivos, para realizar apenas ensaios de naipe. Nossos maiores desafios incluíam: lutar contra os sons externos, ter memória no celular para gravar músicas de 7 minutos, errar no último compasso e ter que fazer tudo de novo, gravar várias vezes até ficar o melhor possível, e torcer pra que aquela notinha errada não atrapalhasse o resto da edição. A responsabilidade individual com certeza aumentou. Está sendo um momento de aprendizagem e experimentações, de altos e baixos..., mas acima de tudo, um momento para todos nós - integrantes do projeto - valorizarmos cada conquista que estamos tendo."

Laís Ferreira violinista ex-aluna do curso de música e integrante da Orquestra Instituto GPA há três anos

Book Orquestra