Parceria Contra o Desperdício

Desde 1995, temos o Programa Parceria contra o Desperdício, um dos projetos de diminuição de desperdício nas lojas do GPA.

Sobre

Há 25 anos, em 1995, criamos o programa Parceria Contra o Desperdício, uma importante iniciativa para promover o acesso à alimentação ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental do descarte de resíduos. Com o programa, frutas, legumes e verduras que seriam vendidos em nossas lojas, apropriados para o consumo, mas que não estejam esteticamente atrativos, são doados a bancos de alimentos e instituições sociais que fazem sua distribuição a outras organizações ou famílias.

Há três anos, em parceria com a startup Connecting Food, estamos monitorando as doações via aplicativo, ganhando precisão na mensuração do volume doado e no acompanhamento da destinação dos alimentos até os beneficiários(as). Atualmente, 355 lojas do Extra Hiper, Mercado Extra e Pão de Açúcar já são monitoradas vai app.

Saiba mais sobre a Connecting Food através do link: https://connectingfood.com/

Impacto (Números de 2020)

  • 4,7 mil toneladas de alimentos foram doados; 
  • 519 lojas das bandeiras: Pão de Açúcar, Extra e Assaí, em 20 estados 
  • 218 organizaçõesbeneficiadas.  

Equivalente a 11,7 milhões de refeições complementadas, com base em dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que considera 400 gramas como quantidade diária de consumo de frutas, legumes e verduras. 

Depoimentos

"Os alimentos arrecadados são usados para preparar uma alimentação saudável para pessoas em situações de vulnerabilidade social. Fazemos uma ponte entre o alimento que não vai ser comercializado, que seria desperdiçado, e as instituições que transformam esse alimento em uma refeição saudável." "

Núria Chaim Gerente Associação Prato Cheio