Parceria Contra o Desperdício

Desde 1995, temos o Programa Parceria contra o Desperdício, um dos projetos de diminuição de desperdício nas lojas do GPA.

Sobre

Há 25 anos, em 1995, criamos o programa Parceria Contra o Desperdício, uma importante iniciativa para promover o acesso à alimentação ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental do descarte de resíduos. Com o programa, frutas, legumes e verduras que seriam vendidos em nossas lojas, apropriados para o consumo, mas que não estejam esteticamente atrativos, são doados a bancos de alimentos e instituições sociais que fazem sua distribuição a outras organizações ou famílias.

Desde 2018, temos uma parceria com a startup de impacto social Connecting Food, que realiza a gestão e o monitoramento do programa, sendo uma ponte entre as nossas lojas e as organizações sociais. A atuação
se estende desde a seleção e o treinamento de organizações sociais parceiras e visitas técnicas em lojas, até a efetiva na mensuração dos dados do Programa, ganhando precisão na verificação do volume doado, gestão da frequência mensal, controle de qualidade das doações, acompanhamento da destinação dos alimentos aos(às) beneficiários(as) e
geração de indicadores relacionados aos resultados econômicos e sociais.

Saiba mais sobre a Connecting Food através do link: https://connectingfood.com/

Organizações Beneficiadas

Atualmente, por meio do Parceria Contra o Desperdício mais de 300 organizações são beneficiadas pela doação de alimentos. Para conhecer o nome das organizações parceiras, clique aqui.

Impacto (Números de 2022 jan-jun)

  • 1.185 mil toneladas de alimentos doados; 
  • LojasPão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Mercado Extra e Compre Bem

O equivalente a 11,7 milhões de refeições suplementadas, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), que considera 400 gramas como a quantidade diária de frutas e hortaliças consumidas.

Depoimentos

"Esta é a primeira iniciativa de doações de alimentos do varejo brasileiro organizada de forma sistemática e com metas estabelecidas. Com isso, o Programa traz um impacto social real, mensurável e com alcance em 100% das lojas da rede. Nós, da Connecting Food, somos gratos em fazer parte dessa iniciativa pioneira, trazendo a tecnologia e os processos necessários para manter o fluxo constante das doações de alimentos todos os dias."

Alcione Silva Fundadora & CEO do Connecting Food