Mãos na Massa

Formação Básica Profissional para moradores(as) do entorno das lojas Extra em competências relacionadas ao varejo (Padaria & Confeitaria).

Sobre

O Programa, criado em 2018 pelo Extra, por meio do Instituto GPA, oferece cursos básicos e práticos de aprendizagem a pessoas em situação de vulnerabilidade social do entorno das lojas, para que experimentem o universo da panificação e confeitaria, buscando estimular a descoberta de uma vocação e
a oportunidade de iniciar uma carreira.

Os cursos, que têm 40 horas de capacitação, são realizados nas instituições parceiras, e promovem também uma vivência em loja com nossos(as) colaboradores(as), possibilitando a aproximação e a integração dos(as) participantes e das comunidades com as lojas da bandeira Extra.

PROJETO

  • Estimular o interesse pela formação profissional a partir da vivência nas capacitações;
  • Promover a integração dos participantes, familiares e comunidade com a rede de lojas Extra.

Depoimentos

Foto de Zelia de Jesus

"No curso de panificação, além de aprender técnicas e novas receitas, aprendi práticas de vendas e o potencial que nós, mulheres, temos de inventar a nossa própria vida. O curso me estimulou a vender panetones e outros produtos no período do Natal, o que aumentou a minha renda e despertou meu perfil empreendedor, que eu já tinha. Agora vendo produtos a partir da minha casa para a Maré."

Zélia Jesus da Silva Aluna do curso de panificação da Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ).
Foto de Mariana Aleixo

"Desde 2010, a Redes da Maré oferece cursos de qualificação profissional em gastronomia para mulheres das 16 favelas da Maré. Em 2019, a partir da parceria com o Instituto GPA, diversificamos e ampliamos os cursos de gastronomia oferecidos e 40 mulheres foram certificadas em panificação ou confeitaria pelo Maré de Sabores. A gastronomia representa o poder econômico do nosso território, segundo o Censo de empreendimentos da Maré, possuímos 3.182 empreendimentos comerciais, desse número 1.118 são do setor de alimentação. Essa parceria com Instituto GPA fortalece as mulheres da Maré, o comércio local e colabora para a melhoria dos serviços oferecidos no território."

MARIANA ALEIXO Coordenadora na Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ).