Horta Social Urbana

Promover o desenvolvimento social de pessoas em situação de rua por meio da formação em agricultura urbana – com produção de alimentos orgânicos dentro da cidade.

Logotipo Pão de Açucar
Logotipo Pão de Açucar

Sobre

Desde 2018, o Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, apoia o projeto Horta Social Urbana, iniciativa da ONG ARCAH que forma profissionalmente pessoas em situação de rua com técnicas de Agricultura Urbana (jardinagem) e contrata os(as) novos(as) profissionais para o cultivo de legumes e verduras orgânicos dentro da cidade de São Paulo. 

A Horta, além de apoiar a autonomia e geração de renda para pessoas acolhidas das ruas e sua reintegração na sociedade e mercado de trabalho, também gera alimentos saudáveis e de qualidade. 

A seleção dos(as) participantes do projeto é realizada em centros de acolhimento e, durante o curso, os(as) alunos(as) recebem também auxílio transporte, alimentação, uniforme, atendimentos terapêuticos e psicológicos, além da formação em agroecologia. 

Saiba mais sobre o projeto através do site da ONG ARCAH: https://www.arcah.org/ 

 

O PROJETO DURANTE A PANDEMIA:  

Em 2020, por conta da pandemia, os cursos presenciais foram suspensos, mas a horta comercial continuou suas atividades e passou a vender seus produtos na loja do Pão de Açúcar da Ricardo Jafet, em junho, apoiando a sustentação do projeto ao conectá-lo à nossa rede de vendas. São 10 produtos vendidos: entre couve, alface, alecrim, rabanete, rúcula, alface, salsinha, beterraba, escarola e coentro. 

Impacto (Números de 2020)

  • 88 alunos(as)foram formados(as) pela Horta Social Urbana desde o início do projeto.