Desafio Conexsus

Queremos mapear, diagnosticar gargalos e selecionar organizações que atuem em cadeias produtivas de valor e que tenham potencial para crescer em escala.

Logotipo Pão de Açucar

Sobre

Desde 2018, o Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, apoia o Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais. 

Para saber mais sobre o Conexsus, acesse: https://www.conexsus.org/ 

DESAFIO

Em 2018, nos unimos ao Desafio Conexsus, que reúne uma série de organizações parceiras em cooperação para fortalecer o ecossistema de negócios florestais e rurais sustentáveis, com olhar especial para o desenvolvimento do potencial econômico de negócios comunitários sustentáveis. 

 O programa se dividiu em três etapas para a seleção, a capacitação e o desenvolvimento de negócios comunitários sustentáveis. A partir do mapeamento do Desafio Conexsus, em 2019, o Conexsus lançou o movimento Negócios pela Terra, 1º movimento do país a mapear as necessidades de empresas compradoras dos insumos da sociobiodiversidade do Brasil e conectá-las às ofertas dos pequenos negócios, gerando um ciclo virtuoso de estímulo à criação de uma cadeia mais sustentável. 

FUNDO EMERGENCIAL

Em 2020, dando continuidade ao apoio à pequena produção brasileira, o Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, apoiou o Fundo Emergencial criado pela Conexsus para beneficiar 450 pequenos negócios comunitários, escolhidos pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), por meio de empréstimos diretos, carência de até 24 meses e juros de 6% ao ano.  

Além do apoio financeiro, o fundo garantiu assessoria aos negócios para um bom uso desse recurso, orientando sobre boas práticas de gestão administrativa e financeira, habilitação ao crédito rural e outras políticas públicas e criando ações em rede para viabilizar soluções conjuntas de logística e vendas. 

 

Para saber mais sobre o Fundo Emergencial, clique aqui

Impacto (Números de 2020)

  • 85 empreendimentos comunitários, com área estimada de produção de 35,2 hectares,  
  • 16,7 mil produtores(as) beneficiados(as) diretamente e 66,9 mil pessoas indiretamente. 

Depoimentos

"Foi muito interessante a jornada para a COOPCERRADO. Entendemos melhor sobre o mercado, o perfil dos(as) clientes e consumidores(as). Além disso, foi importante o intercâmbio entre as diversas experiências inclusive com os(as) parceiros(as) de negócios. Este trabalho ajudou no nosso modelo de negócios cooperativo, comunitário e em rede.” "

Alessandra Karla da Silva Gerente de Negócios Sustentáveis Coopcerrado