Responsável pelas ações de impacto social do GPA, o Instituto GPA realiza, de 30 de março a 11 de maio, no Rio de Janeiro, mais uma turma do Mãos na Massa, programa que oferece cursos básicos e práticos nas áreas de panificação e confeitaria para pessoas em situação de vulnerabilidade social do entorno das lojas das redes Mercado Extra e Pão de Açúcar. A iniciativa busca ampliar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências e habilidades para o preparo de produções básicas de pães, bolos e doces durante oficinas realizadas no espaço de organizações sociais parceiras. Em parceria com o Instituto Amparo ao Próximo, organização que fomenta a empregabilidade e a geração de renda na área da panificação, por meio do curso, workshops, rodas de conversas e oficinas, a 21º turma do Programa desde o seu início, em 2023, capacitará 20 pessoas da região de Brás de Pina, no Rio de Janeiro. A iniciativa também promoverá vivências práticas no Mercado Extra de Irajá, possibilitando a aproximação e a integração com a loja e a experiência dos participantes no dia a dia do varejo.
Desde o início do projeto, em 2018, já foram 19 turmas concluídas e mais de 300 pessoas impactadas em cinco cidades, sendo São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, em parceria com as instituições sociais Fa.Vela, Redes da Maré, Mãos de Maria, Gastronomia Periférica, Projeto Arrastão, Instituto Padre Haroldo, Galpão ZL, Liga Solidária e Gambiarra. Para 2023, o compromisso é de realizar 10 turmas do projeto, expandindo também o impacto para outras regiões do país.
“O Mãos na Massa é um projeto transformador, que está conectado diretamente com o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas, uma vez que a capacitação gratuita pode abrir portas para o mercado de trabalho”, destaca Renata Amaral, gerente do Instituto GPA. “Aqui no Rio, já vimos histórias lindas que nasceram no Complexo da Maré, e estamos empolgados para ver os resultados deste ano com os alunos e alunas atendidos (as) pelo Instituto Amparo ao Próximo, inclusive com a possibilidade de participação em nossos processos seletivos”, complementa.
De acordo com Carlos Henrique A. Silva, Presidente do Instituto Amparo ao Próximo, os jovens e adultos moradores das Comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro estão felizes com a oportunidade de poder realizar o Curso de Panificação e Confeitaria oferecido de forma gratuita em parceria com o Instituto GPA e Amparo ao Próximo: “Estamos vivendo um momento muito especial com a parceria do Instituto GPA. Aliança fundamental, que veio em momento oportuno para que possamos realizar a nossa missão. Vamos capacitar pessoas para atuarem no mercado de trabalho, almejando a autonomia e o desenvolvimento pessoal e familiar”, destaca. O curso irá contribuir com conhecimento teórico e prático, gerando atualização curricular e proporcionando aos participantes a oportunidade de atuarem em uma profissão.
Sobre o Instituto GPA
O propósito do GPA é ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva. O nosso papel, como Instituto GPA, é contribuir com esse trabalho por meio do aprofundamento da relação do GPA e seus negócios com os clientes, a sociedade, os colaboradores, os fornecedores e as instituições sociais.