Instituto GPA e Movimento Arredondar arrecadam R$ 2 milhões por meio de microdoações

Iniciativa fomenta a cultura de doação no Brasil e destina o valor doado a organizações sociais que atuam nas causas da educação e da alimentação

 

São Paulo, junho de 2022 – Neste mês, o Instituto GPA e o Movimento Arredondar atingiram a marca de R$ 2 milhões arrecadados por meio de microdoações de clientes das lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Mercado Extra e Mini Extra. Com a parceria iniciada em 2016, mais de 1.6 milhão de atos de doação já foram realizados pelos consumidores, promovendo a cultura de doação e beneficiando mais de 100 mil pessoas atendidas pelas 11 organizações sociais parceiras que recebem os valores arredondados.

Atualmente, 273 lojas do GPA participam do movimento, convidando os clientes a contribuírem com a iniciativa. O funcionamento é simples: ao finalizar a compra no caixa de uma das unidades participantes, o cliente é convidado a doar o troco do pagamento em dinheiro, arredondando os centavos do total devido para o valor inteiro acima. Ao aceitar o convite, o consumidor poderá fazer uma doação de até R$ 0,99 em cada ida à loja. O valor arrecadado é repassado a organizações parceiras do Instituto Arredondar, criador e gestor do projeto.

“Depois de seis anos de parceria, é uma conquista enorme chegarmos a R$ 2 milhões arrecadados. Uma celebração conjunta com todos os nossos clientes que doam seus centavos na hora da compra, beneficiando centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, comenta Renata Amaral, gerente do Instituto GPA. “Hoje, temos lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra participantes em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, destinando as doações tanto a organizações sociais que atuam localmente nesses estados, quanto às de atuação nacional. E estamos entendendo formas de viabilizar a expansão a mais lojas do Grupo, potencializando ainda mais esse trabalho”, complementa.

“Criamos o Arredondar para inspirar milhares de pessoas a doar e conhecer mais projetos de impacto. Não é só o cliente que doa. Os varejistas parceiros doam o canal e as pessoas que fazem o convite no caixa são embaixadores da causa. E isso é muito forte. Juntos, a parceria Arredondar e GPA está conectando uma rede gigantesca de pessoas que transformam realidades, coletivamente. Isso é movimentar a cultura de doação.” Ari Weinfeld, fundador e presidente do Conselho do Movimento Arredondar.

A Diretora Executiva do Movimento Arredondar, Beatriz Bouskela, comenta a parceria: “A parceria do Movimento Arredondar com o GPA tem gerado um impacto gigantesco não apenas em números, mas aproximado milhares de consumidores da doação e do trabalho das ONGs. É gratificante ver o quanto podemos transformar quando conectamos marcas, pessoas e organizações”.

 

Parceria de longa data

O GPA foi o primeiro grande grupo de varejo alimentar a fazer parte do Movimento Arredondar, que busca oferecer a doadores potenciais uma forma prática e transparente de fazer esse gesto, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma cultura de doação entre os consumidores brasileiros. “Para o consumidor, pode ser um valor pequeno e que não afeta tanto no dia a dia, mas quando vemos o resultado de anos de trabalho e esforço coletivo, o impacto que as doações têm fica bastante evidente”, conta Renata.

Seguindo um modelo já implantado em vários países, o Arredondar está disseminando a cultura da microdoação entre os consumidores brasileiros ao permitir que qualquer pessoa possa contribuir com organizações alinhadas às causas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (Erradicação da Pobreza; Fome Zero; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Industria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação).

Para potencializar o sucesso da iniciativa, o GPA investiu no treinamento dos colaboradores, para que consigam transmitir aos clientes a importância deste gesto de solidariedade, já que quanto mais engajados e preparados para informar o cliente sobre o programa os funcionários estiverem, maior a chance de conseguirem que o cliente seja sensibilizado e tenha a intenção de fazer a doação.

Notícias relacionadas