De acordo com um estudo realizado pelo Data Favela, 80% das famílias estão vivendo com menos renda e, mesmo com todas as dificuldades, são mais solidárias. A pesquisa, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Favela Holding em no ano passado, mostra que seis entre 10 moradores pobres já fizeram algum tipo de doação durante a pandemia.
A campanha de arrecadação de alimentos Desafio do Bem, do GPA, reforça a estatística. Dentre todas as lojas do Pão de Açúcar e do Extra, algumas das que tiveram maior índice de arrecadação foram justamente as localizadas em regiões periféricas, como Itaquera, Vila Marieta e Jardim Helena, na Zona Leste de São Paulo. No Rio, as campeãs de arrecadação são as lojas de Macaé, São João de Meriti e Araruama. Juntas, as lojas arrecadaram mais de 30 toneladas de alimentos de 1º a 19 de abril.
A campanha de solidariedade este ano já arrecadou mais de 713 toneladas de alimentos não-perecíveis, distribuídos às 350 instituições sociais parceiras do Instituto GPA, responsável pela iniciativa. Com isso, já estão sendo beneficiadas mais de 79 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e que vivem em comunidades de diversas regiões do país. Os clientes interessados em fazer parte desta rede de solidariedade podem contribuir com alimentos não-perecíveis nos pontos de coleta distribuídos em todas as lojas do grupo.