GPA doa mil toneladas de alimentos no primeiro semestre 2022

Por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, doações de frutas, legumes e verduras beneficiaram indiretamente mais de 100 mil pessoas por mês

 

 

São Paulo, julho de 2022 – De janeiro a junho deste ano, o GPA, por meio do Instituto GPA, seu braço social, doou mais de mil toneladas de alimentos por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, iniciativa que direciona frutas, verduras e legumes que não estão em condições estéticas de venda, mas próprias para o consumo, para mais de 360 instituições. Foram mais de 350 lojas das redes Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Mercado Extra e Compre Bem participantes, que beneficiaram mais de 100 mil pessoas por mês, o que representa cerca de 300 mil refeições complementadas.

 

O programa Parceria Contra o Desperdício foi criado em 1995 e, desde então, tem destinado cerca de 180 toneladas de alimentos por mês, contribuindo também com a redução do desperdício de alimentos nas operações dos supermercados.   Há quatro anos, a iniciativa conta com o apoio da Connecting Food, startup de impacto social que atua desde a seleção e treinamento de organizações sociais parceiras, implementação da parceria, sensibilização e visitas técnicas às lojas, até a mensuração dos dados do programa e acompanhamento da destinação dos alimentos até os (as) beneficiários (as) finais.

 

“O combate ao desperdício de alimentos em nossas lojas  é uma das principais frentes de atuação dos nossos times, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar na prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas” afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e do  Instituto GPA. A executiva completa: “Em 2021 ampliamos a atuação do programa para mais 104 lojas, chegando a quase 400 unidades participantes, e temos a meta de chegar a todas as lojas do grupo até o final de 2023”.

 

Questão socioambiental

 

Segundo ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), feito pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pela organização britânica de resíduos WRAP, o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no dia a dia. De acordo com a organização, o Brasil poderia reduzir a fome em até 30% se evitasse o desperdício. Também segundo relatório divulgado no ano passado com dados de 2019, 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associados a alimentos não consumidos.

 

“A questão do desperdício de alimentos é um desafio global que acontece em diferentes momentos da cadeia e jornada de consumo, por isso é fundamental que nós, como varejistas e elo entre a produção e o consumo, estejamos atentos e atuando nesse tema. Sabemos que há um longo caminho e que precisamos unir esforços, junto com os demais parceiros, para buscar soluções que não só promovam a redução do desperdício, mas sensibilizem todos os envolvidos” comenta Renata.

Notícias relacionadas