Em parceria com o Instituto Avon, marcas do GPA criam espaço com amiga virtual para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica

Sites e apps do Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Compre Bem terão informações sobre violência contra mulher, além de acesso a uma assistente virtual, via WhatsApp, que apoiará mulheres que podem estar sofrendo violência doméstica.

São Paulo, junho de 2020 O isolamento social, necessário para lutarmos contra o COVID-19, tem revelado um aumento dos casos e da intensidade de violência contra as mulheres. Só em abril deste ano, houve um crescimento de mais de 37% das denúncias no Ligue 180, segundo o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao mesmo tempo, os dados desse estudo indicam uma diminuição dos registros de boletins de ocorrência e a dificuldade de conseguir sair de casa ou falar ao telefone para pedir ajuda, ou ainda, o medo de denunciar o agressor como algumas das causas desse fenômeno.

Segundo a ONU, dentre as medidas para enfrentar e prevenir a violência doméstica durante a pandemia com maior eficácia no mundo destacam-se os investimentos em serviços de atendimento online, o estabelecimento de serviços de alerta de emergência em farmácias e supermercados e a criação de abrigos temporários para vítimas de violência de gênero. Pensando nisso, as redes de hipermercado e supermercado Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Compre Bem, do GPA, se uniram à iniciativa do Instituto Avon no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Os aplicativos Pão de Açúcar Mais,  Clube Extra e Assaí e o site do Compre Bem passam a contar, a partir desta segunda-feira (22), com um banner que direciona as mulheres que estão sofrendo violência para uma página online onde poderão entrar em contato com uma assistente virtual via WhatsApp, que as ajudará a entender se estão passando por violência, informará sobre os serviços públicos disponíveis na rede de proteção e indicará quais recursos ela pode acessar.

A partir das perguntas, baseadas nos protocolos internacionais de avaliação de risco, a assistente consegue identificar a vulnerabilidade pela qual a mulher está submetida. Com o resultado desta análise, ela é direcionada para os diferentes recursos disponíveis. Se a mulher que entrou em contato sinalizar que o caso é urgente, e ela não acionou o 190, ou se a assistente virtual identificar, pelas respostas que ela está em situação de risco alto, o contato é feito em poucos minutos por uma psicóloga,  de forma sigilosa e confidencial.

Esta nova funcionalidade dos aplicativos de fidelidade do GPA faz parte do Programa Você Não Está Sozinha, lançado pelo Instituto Avon em abril desse ano, como uma resposta ao aumento dos índices de violência doméstica durante a quarentena.

“No contexto de pandemia, é preciso criar soluções inovadoras para enfrentar os desafios que temos em relação à violência doméstica. A dificuldade de conseguir sair de casa para pedir ajuda ou o medo de denunciar o parceiro são alguns dos obstáculos adicionais da vítima de violência no contexto do isolamento social. Nesse sentido, criar ambientes online para chegar a mais mulheres e facilitar o pedido de ajuda é fundamental para a contenção do agravamento da violência sobre a vida delas”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

O momento requer soluções conjuntas para o fortalecimento de estratégias para a causa. Nesse sentido, o Programa Você Não Está Sozinha é uma proposta intersetorial direcionada para o esforço coletivo por meio de uma rede de apoio para a assistência de mulheres e meninas, incluindo assistência material, serviços jurídicos e psicológicos, além de transporte de emergência.

“Infelizmente, a violência contra a mulher tem aumentado neste momento de isolamento social, e a desinformação e o medo são alguns dos fatores que levam as vítimas a não denunciarem o seu opressor. Por isso, entendemos que nossa contribuição é a de potencializar a informação e conscientização para todos e todas e, especialmente, dessas mulheres. Por meio dos aplicativos das marcas do grupo e de nossos canais de comunicação, que são acessados por milhares de clientes em todo o Brasil, queremos aumentar a conscientização, entendimento e acolhimento ao pedido de ajuda dessas mulheres”, disse Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade e Compliance do GPA.

Outra iniciativa do Programa Você Não Está Sozinha busca apoiar mulheres que estão enfrentando dificuldades para suprir as necessidades básicas alimentares de suas famílias. Por meio da ação, o Instituto GPA e o Instituto Avon estão doando duas mil cestas básicas às mulheres de alta vulnerabilidade e com necessidades básicas alimentares. A solicitação do apoio pode ser feita por meio do site do Programa www.avon.com.br/instituto-avon/isoladassimsozinhasnao.

Para saber mais, acesse:

https://www.paodeacucar.com/campanhas/sozinhasnao

https://www.clubeextra.com.br/campanhas/sozinhasnao

https://www.assai.com.br/sozinhasnao

https://www.comprebem.com.br/sozinhasnao

 

Sobre o Instituto Avon

Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.

Quer saber mais? Acesse nossa rede:

Facebook: InstitutoAvonOficial

Instagram: @InstitutoAvon

Youtube: Instituto Avon

 

Sobre o Pão de Açúcar

Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 7 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (185 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 84 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

 

Sobre o Extra

O Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, atua em mais de 600 pontos de venda em todas as regiões do País no conceito multiformato e multicanal, atendendo o consumidor quando e onde ele escolher com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br). Há 30 anos, o Extra tem como premissa viabilizar o poder de compra aos seus clientes, oferecendo as melhores ofertas e condições de pagamento. Foi pioneiro, por exemplo, em trazer a Black Friday para lojas físicas, em 2011. A marca conta com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Por meio do seu aplicativo, o consumidor tem acesso a ofertas e descontos personalizados, ao folheto digital de todas as lojas do Brasil e conta com vários outros serviços exclusivos diretamente no celular.

 

Sobre o Assaí Atacadista

Negócio de atacado de autosserviço do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 169 lojas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2019, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.

 

Sobre o Compre Bem

O Compre Bem é uma rede de supermercados com foco regional e que tem o objetivo de proporcionar uma loja acolhedora, atendendo o consumidor em suas necessidades de supermercado do dia a dia. A marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional, e oferece lojas modernas, climatizadas e um sortimento de produtos em que se destacam os setores de padaria, açougue, hortifrúti e rotisserie. Atualmente, o Compre Bem conta com unidades nas cidades paulistas de Taubaté, Guarulhos, Porto Ferreira, Leme, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Guarujá, Santos, Caçapava, Valinhos, Monte Mor, Brotas, Sorocaba, São Carlos, Guaíra, Orlândia, Guaratinguetá, Olímpia, Bebedouro, além da Região Leste de São Paulo. Desde maio, a rede conta também com o Compre Bem Delivery, operação de e-commerce alimentar atualmente já disponível em algumas cidades e com um plano de expansão em andamento.

Notícias relacionadas