As redes de atacarejo e supermercados do GPA, estão fortemente empenhadas em contribuir no combate ao coronavírus (Covid-19) por meio de diversas iniciativas. No estado do Ceará, doaram 27,6 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza. O montante equivale a mais de 50 mil produtos e serão entregues através de Instituições parceiras do Instituto GPA, a CUFA Ceará e a CUFA Fortaleza, para XX comunidades da capital. Parte das arrecadações, também serão encaminhadas para 25 comunidades do interior do estado.
O Assaí e o Extra, através de sua campanha Amor Extra, convidam seus clientes a fazerem parte dessa rede de apoio, por meio da Campanha de Solidariedade que abrange todas as lojas da rede do país. Nelas, foram instalados pontos de coleta de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Os itens arrecadados serão encaminhados para mais de 350 instituições sociais parceiras do Instituto GPA, beneficiando milhares de comunidades e famílias em todo país.
Para os clientes que desejarem realizar doações diretamente para as iniciativas, também podem participar revertendo as estrelas acumuladas no programa “Meus Prêmios” dos app Clube Extra. Também por meio do programa, poderão ser resgatadas cestas básicas, para serem doadas diretamente para a instituição Redes da Maré, localizada no conjunto de 16 favelas da Maré, no Rio de Janeiro.
Além disso, o Assaí anunciou o apoio a fundos sociais e de microcrédito para auxiliar microempreendedores, pequenos negócios comunitários em regiões de alta vulnerabilidade social. O patrocínio, assim como as doações, é viabilizado pelo Instituto GPA, braço social da companhia. Já, a Academia Assaí Bons Negócios, iniciativa da marca, lançou em 14 de abril sua plataforma reformulada que conta com matérias, vídeos e podcasts 100% gratuitos para apoiar o micro e pequeno empreendedor no cenário atual, além dos cursos em gestão de negócios já disponíveis (www.academiaassai.com.br). Enquanto a rede de super e hipermercados também está apoiando um projeto de financiamento colaborativo para regiões periféricas do Brasil, o Matchfunding Enfrente, iniciativa liderada pela Fundação Tide Setubal em parceria com a consultoria de financiamento coletivo Benfeitoria.