Alunos do Programa de Música e Orquestra Instituto GPA participam de aulas e ensaios online

O Instituto disponibilizou alguns instrumentos aos alunos e também reformulou o formato das aulas para dar continuidade aos ensaios dos 430 jovens pertencentes ao Programa de Música e Orquestra

São Paulo, agosto de 2020 – Com o objetivo de dar continuidade aos ensaios e ensino de música em um cenário de isolamento social, o Programa de Música e Orquestra Instituto GPA inovou e passou a promover aulas e ensaios semanais de forma online.

Atualmente, 360 jovens fazem parte do curso de Música enquanto a orquestra é formada por 70 jovens, sendo 40 jovens na formação de Osasco e 30 jovens na formação em Santos, de 12 a 21 anos, que participaram e tiveram destaque no Programa de Música e Orquestra. Oferecido pelo Instituto GPA, o Programa de Música e Orquestra tem como objetivo contribuir com o despertar da vocação musical e com o desenvolvimento de novos talentos. A iniciativa desenvolve o ensino do violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota, sem necessidade de conhecimento prévio e estudo individual.

Em um primeiro momento, logo no início da pandemia, a solução encontrada para manter os alunos do Curso de Música no mundo da música foi o envio de conteúdos escritos com exercícios e sugestões de vídeos disponíveis online para que eles assistissem e pudessem enviar as respostas. O resultado foi um marco de 496 respostas, praticamente 100% de retorno e envolvimento.

Em maio, os professores deram início às aulas online. Acostumados a lidar com instrumentos e atividades prática e presenciais, tiveram que entender o funcionamento de telas, câmeras, microfones, compartilhamentos com e sem som, além de entender como o som e a imagem chegam em tempos diferentes dependendo da conexão de rede. Foram diversas adaptações às atividades para encontrar meios de continuar estimulando e animando os alunos, como o desenvolvimento de desafios e concursos entre eles mesmo.

“Atualmente, todos estão adaptados a essa nova maneira de frequentar as aulas e não querem perder nenhuma atividade. Os professores também relatam que estão bastante impressionados com o desenvolvimento e motivação dos alunos”, afirma Susy Yoshimura, Diretora do Instituto GPA.

As aulas online também contam com um espaço para discussões, uma vez que os jovens fazem pesquisas prévias para debater em sala sobre os mais variados assuntos, desde qual foi a primeira notação musical encontrada pelos arqueólogos até quem foi Beethoven, passando pelos modos gregos e teoria das escalas maiores e menores.

Desde sua criação, o projeto já formou mais de 15 mil jovens e, no início do mês, os alunos da orquestra tiveram uma participação especial no evento online da Ação do Coração.

Notícias relacionadas