São Paulo, novembro de 2020 – No mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o banner dos aplicativos do Pão de Açúcar Mais, Clube Extra e Assaí e o site do Compre Bem que direciona as mulheres que estão sofrendo violência para uma página online onde poderão encontrar informações sobre o tema e ainda entrar em contato com uma assistente virtual via WhatsApp, registram a marca de mais de 460 mil acessos, desde junho, quando foi lançado. A ação, em parceria com o Instituto Avon, faz parte do Programa Você Não Está Sozinha e visa ajudar as mulheres que estão passando por uma situação de violência, informar sobre os serviços públicos disponíveis na rede de proteção e também indicar quais recursos ela pode acessar.
A partir de perguntas baseadas nos protocolos internacionais de avaliação de risco, a assistente virtual via whatsapp consegue identificar a vulnerabilidade pela qual a mulher está submetida. Com o resultado desta análise, ela é direcionada para os diferentes recursos disponíveis, de forma sigilosa e confidencial.
Além desta iniciativa, o GPA também realizou a doação de duas mil cestas básicas para o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra as Mulheres e Meninas, que oferece além da assistência social por meio do acolhimento e abrigamento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência, reaparelhamento da estrutura dos abrigos e apoio a organizações de suporte psicológico e jurídico.
SOBRE O INSTITUTO AVON
Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica em salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 420 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.
Violências contra as mulheres e meninas
No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 12 anos e já destinou R$ 39 milhões para 225 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 12 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), apoiou mais de 2 mil advogadas e terapeutas para oferecer serviços voluntários às mulheres em situação de violência, mais de 5 mil atendimentos online pelo Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher e mais de 100 empresas participantes da Coalizão Empresarial pelo fim das violências contra mulheres e meninas.
Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas, o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. Além disso, o Instituto conta ainda com a força de vendas Avon, composta por mais de um milhão de revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas respectivas comunidades.
Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.
Quer saber mais? Acesse nossas redes:
www.avon.com.br/institucional/instituto-avon
Facebook: InstitutoAvonOficial
Instagram: @InstitutoAvon
Youtube: Instituto Avon