Programa de Música e Orquestra

Ensino gratuito de instrumentos musicais para crianças e jovens de 10 a 18 anos sem experiência ou conhecimento musical em São Paulo e Santos.

Sobre

Desde 1999, quando o Programa foi criado, queremos “despertar vocações, estimular talentos”. Ele é dividido em dois pilares: Curso de Música e Orquestra Instituto GPA.

A partir de 2013, conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei no 8313/1991), permitindo que empresas e pessoas físicas doem parte de seu Imposto de Renda para a iniciativa.

Curso de música

O Curso de Música oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais para alunos(as) sem experiência musical prévia por meio do Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas.

Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas

Ensina os(as) alunos(as), jovens de 10 a 18 anos, a tocar violino, viola, contrabaixo e violoncelo já em formato de orquestra desde a primeira aula. Não há necessidade de conhecimento prévio e estudo individual. A prática é sempre em grupo com objetivo de despertar valores como respeito, trabalho em equipe, disciplina, concentração e raciocínio lógico.

Em 2018, o Programa de Música abriu inscrições para 225 novos(as) participantes.

Impacto (Números 2017)

  • 119 formandos(as);
  • 479 beneficiados(as).

Orquestra Instituto GPA

Os jovens que se destacam no Curso de Música são convidados(as) para compor a Orquestra Instituto GPA, que realiza diversas apresentações gratuitas e abertas ao público. Os(as) alunos(as) permanecem nela até completarem 21 anos, aprendendo e se especializando com o maestro Daniel Misiuk e a professora e diretora artística Renata Jaffé.

A Orquestra Instituto GPA já realizou mais de mil apresentações pelo Brasil e em países como Argentina, Itália, França e Estados Unidos, com um público superior a 477 mil pessoas.

Ela já contribuiu para o despertar da vocação musical de mais de 15 mil jovens talentos, com idade entre 10 e 21 anos.

Formação de platéia

Além de apresentações em Teatros e Festivais, a Orquestra Instituto GPA faz apresentações em escolas públicas de ensino fundamental e/ou médio. Os encontros são didáticos e contam com explicações sobre a formação da Orquestra, os próprios instrumentos e o que é a música erudita e a popular.

Tudo isso em busca de aproximar as crianças, os adolescentes e seus professores do universo da música erudita e instrumental e oportunizar o acesso a uma orquestra.

Impacto (Números 2018)

  • Mais de 29 mil espectadores;
  • 55 apresentações da Orquestra Instituto GPA.

Depoimentos

Thainá toca violino concentrada, olhando para a frente

"Quando comecei no Curso de Música, não sabia nem segurar um instrumento e, menos de dois anos depois, já estou tocando músicas que não é qualquer um que consegue. É muito gratificante."

Thainá Teixeira de 11 anos, que ingressou no Programa de Música em 2015

Arquivos para download