Nata

Educação técnica profissional em panificação e laticínios para alunos do ensino médio.

Logotipo Extra

Sobre

O Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (NATA) é um programa que oferece ensino médio integrado a cursos de Panificação & Confeitaria e Leites & Derivados. O objetivo é formar técnicos especializados para as indústrias, redes de varejo e controle de qualidade.

Criado em 2009, está localizado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, em São Gonçalo (RJ), em uma parceria entre o Instituto GPA, a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Agricultura.

O NATA desenvolve e incentiva atividades práticas nas usinas piloto, monitoria, estágio interno e externo, trabalhos de iniciação científica e a participação dos alunos em feiras e congressos do setor, além de estágio obrigatório de 120 horas.

O critério utilizado para ingressar no programa é o Sistema de Matrícula Fácil da SEEDUC.

Panis Et Lactis

O Panis et Lactis é um encontro técnico científico, voltado aos pesquisadores, profissionais das empresas públicas e privadas e aos estudantes dos setores de panificação, confeitaria e afins, organizado no NATA. O objetivo é estimular e aprofundar as discussões e os avanços nas áreas de estudo, além de integrar os (as) alunos(as), comunidade acadêmica e empresas do setor.

A programação inclui palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, minicursos teóricos e práticos, apresentações de trabalhos de alunos e exposições de fornecedores.

Mais informações no site do Panis et Lactis.

Impacto

  • Mais de 1.500 jovens se inscrevem anualmente para o projeto;
  • Média de 100 a 120 alunos formados anualmente;
  • Mais de 40% dos alunos formados estão empregados em cargos da área;
  • Mais de 65% ingressam no mercado de trabalho ou se tornam empreendedores e abrem seu próprio negócio, ou entram na universidade.

Nossa taxa de evasão escolar está próxima de zero.

Números em 2017

  • 346 alunos(as) nos cursos;
  • 99 formados(as).

Depoimentos

Marilena usa um lenço amarelo no cabelo e sorri para a foto

"Faz toda a diferença o aluno que sai da escola pronto para ingressar no mercado de trabalho, sem grandes dificuldades. Ele é capaz de entender técnicas, processos e etapas e tem domínio sobre os equipamentos. Sempre há o que aprender, mas os alunos têm uma ótima base da área. A teoria e a prática andam juntas sempre."

Marilena Marta Ferreira da Silva ex-aluna do NATA e padeira