Desafio Conexus

Queremos mapear, diagnosticar gargalos e selecionar organizações que atuem em cadeias produtivas de valor e que tenham potencial para crescer em escala.

Logotipo Pão de Açucar
Logotipo Pão de Açucar

Sobre

O Desafio Conexsus tem o objetivo de mapear, diagnosticar gargalos e selecionar organizações que atuem em cadeias produtivas de valor e que tenham potencial para crescer em escala. Ao todo, a iniciativa conta com três etapas que envolvem mapeamento, oficinas e visitas regionais e um ciclo de desenvolvimento de negócios.

Ela foi lançada em maio de 2018 pelo Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, em parceria com o Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA.

Os negócios comunitários participantes ainda podem ampliar parcerias e oportunidades de comercialização entre empresas e organizações que atuam com produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade brasileira. Também terão acesso a capital financeiro para investimento e operacionalização das organizações.

Mais de mil negócios comunitários foram mapeados – dos quais 70 serão selecionados para participarem de um ciclo de desenvolvimento, que conta com oficinas de modelagem de negócios, laboratórios de soluções de acesso ao mercado e a crédito. Desses, 20 vão contar com uma incubação de 6 meses, com encontros presenciais de capacitação, mentoria e assessoria individualizada de gestão.

Impacto

Números de 2018:

  • 13 oficinas regionais, com a participação de representantes de 264 organizações comunitárias e 66 parceiros apoiadores.